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14 Benefícios de ter um site

Construção e fortalecimento de marca são coisas que podem até demorar, mas se você tiver em mãos as ferramentas certas, pode alcançar esse objetivo um pouco mais rápido.

E não dá para negar que hoje em dia é fundamental estar presente no ambiente digital, se você quer que sua marca esteja na “boca do povo”.

Se você não é visto, não é lembrado, não é falado, nem divulgado… E assim vai.

Provavelmente não é isso que você quer para o seu negócio.

Você quer uma marca que seja reconhecida, lembrada e recomendada pelo público.

E esse é um dos principais motivos pelos quais você precisa ter um site. Esse é o primeiro passo para você garantir uma forte presença online.

Antes de pensar em criar conteúdo e aumentar o seu público, por exemplo, você deve arrumar a casa.

A imagem que você passa da sua empresa para o meio digital vai influenciar e muito como a sua marca é lembrada pelo público.

E a ferramenta certa para isso é um site institucional que seja funcional, responsivo e que proporcione uma excelente experiência ao visitante.

Quanto custaria para o seu negócio manter uma loja aberta durante 24 horas a fim de atender todas as pessoas que precisassem do seu produto ou serviço ou até mesmo de uma informação a qualquer hora do dia?

Acredito que seja muito caro. Você teria gastos com água, luz, funcionários trabalhando em período noturno…

Pois é. Com um site você tem a vantagem de estar disponível para o seu público durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem ter os ônus de fazer isso presencialmente.

E sem ter que prejudicar a sua qualidade de vida para isso.

Ter um site é ter também um importante canal de vendas sempre aberto para os seus potenciais clientes, seja o site institucional ou uma loja virtual.

Das duas formas, você estará lá quando o seu público precisar de você. 

Um site funcional e otimizado da maneira correta permite que o seu alcance seja muito maior.

Com ele, você tem a chance de conquistar uma audiência inclusive global.

Para você ter uma ideia, até o momento em que eu escrevi esse artigo, mais de 4 bilhões de pessoas estavam conectadas na internet no mundo inteiro.

Imagina que legal ter o nome da sua marca ao alcance de tanta gente! 

É claro que não vai chegar diretamente toda essa quantidade de pessoas por questões de nicho de mercado, público alvo e tudo o mais. Mas é só para você ver a dimensão de onde a sua empresa está exposta.

Além disso, os sites que também funcionam como lojas virtuais podem ultrapassar possíveis barreiras geográficas entre eles e os clientes, possibilitando que compras sejam feitas de qualquer lugar do mundo.

Confiança é a chave para as negociações entre empresa e consumidor.

E se o seu negócio tem uma boa imagem no ambiente digital, com um site funcional e com bom design, você passa credibilidade e conquista muito mais a confiança do seu público.

Por isso, hoje em dia, os consumidores já esperam que as empresas tenham um site próprio. Assim eles conseguem obter mais informações e se preparar melhor para uma compra.

Se eles chegam no seu site e dão de cara com depoimentos (principalmente em vídeo), uma boa quantidade de curtidas, comentários positivos e outras provas sociais de que o seu produto ou serviço é de qualidade, então…

Você ganha muito mais moral com o seu potencial cliente.

O marketing na internet é marcado pelo relacionamento com o cliente.

A melhor forma de conquistar novos clientes e fidelizar os atuais é criar um relacionamento próximo e duradouro com eles.

Criando um site, você tem a chance de estar presente no dia a dia da sua persona e, quem sabe, até mesmo ter cada vez mais pessoas que acompanham seus conteúdos com frequência.

Manter um canal de atendimento e relacionamento constante com o seu público permite que você o eduque sobre o produto ou serviço que você oferece e sobre o seu nicho de mercado.

Isso, além de ser considerado informação de valor para a sua audiência, também é uma forma de prepará-la para as próximas etapas do funil de vendas.

Para falar dessa vantagem aqui, eu quero propor um exercício a você: pense em uma empresa grande e famosa que NÃO tenha um site.

Conseguiu? Provavelmente não.

Isso acontece justamente porque ter um site é uma dos pontos mais importantes para fortalecer a presença online e criar autoridade no mercado. 

E esse pode ser o passo que está faltando para você ser autoridade no seu nicho também.

Aqui entra aquela parte que realmente importa: o dinheiro no bolso. 

Independente se você trabalha com produtos ou serviços, ter um site pode ajudar a aumentar o valor que vai para a sua conta no final do mês.

Ao divulgar e fortalecer a sua marca, aumentar o seu alcance e criar autoridade no seu mercado, as chances são de que você também irá vender muito mais.

Tirando que as pessoas tendem a negociar com empresas conhecidas ou indicadas por familiares ou amigos.

E o seu site é a maneira mais eficiente do seu potencial cliente conhecer melhor o seu negócio.

Assim, você está um passo mais perto de fazer com que eles negociem diretamente com você e não com outras empresas que não estão nem no radar do próprio Google.

E outra: se a sua empresa ainda não está no patamar que você tanto quer, ter um site pode ser o empurrãozinho que você precisa para começar a expandir os negócios.

Porque não serão apenas os clientes que irão reconhecer a sua marca com uma forte presença online. A mesma coisa acontece com parceiros e investidores.

E tudo isso pode contribuir para o contínuo crescimento do seu negócio. 

Criar um site custa muito menos do que várias outras formas de divulgação da sua marca na internet. Dependendo da ferramenta que você escolher, pode até mesmo ser gratuito.

Isso significa que você tem a oportunidade de atingir um número imenso de pessoas depois de apenas algumas horas customizando a sua página. 

E, se você tiver que investir dinheiro para ter algumas funcionalidades a mais, fique sabendo que será um valor muito baixo perto do alcance geográfico, exposição e facilidade de manutenção que você terá.

Pensa bem: você consegue expor a sua empresa a um nível tão alto sem nem precisar sair de casa.

Basta ter disposição para criar conteúdo, disparar press releases, compartilhar bastante material relevante nas redes sociais… Enfim, estar presente no dia a dia da sua audiência.

Se a cada pergunta que for feita em um comentário da sua página nas redes sociais você precisar tirar alguns minutos do seu tempo ou de algum funcionário seu para responder…

Pode ser que você perca muitas horas de produtividade no final do dia.

Dentro do seu site, você tem a possibilidade de criar um espaço exclusivo para as perguntas mais frequentes que recebe, o famoso FAQ (do inglês Frequently Asked Questions).

Esse espaço pode ser a ajuda que você está precisando para atender todos os seus visitantes. 

Outra vantagem do site que faz você economizar um tempo precioso do seu dia é que ele permite que você acompanhe boa parte das interações com o seu negócio de onde quer que você esteja.

Com isso, você ganha uma liberdade maior para montar o seu próprio horário de trabalho.

A partir do momento que você tem uma página sua no ar, você pode usar algumas ferramentas de análise como o Google Analytics para monitorar o comportamento dos seus visitantes.

Isso permite que você saiba de onde o seu público vem, onde eles clicaram para cair no seu site ou ainda quanto tempo ficaram navegando por lá.

Pode parecer um detalhe, mas ter essas informações possibilita que você conheça a sua audiência e o perfil do seu cliente ideal.

Você pode usar esses dados para pensar em abordagens mais direcionadas ou então em campanhas de remarketing para quem já tenha demonstrado interesse no seu negócio e não chegou a comprar.

Basta saber usar as métricas a seu favor:

  • quantos cliques você recebe no seu site;
  • tempo de permanência dos visitantes no site;
  • quais as áreas mais acessadas;
  • os produtos mais procurados;
  • quais produtos mais convertem;
  • quais os canais que mais levam potenciais compradores até você.

Além de saber o retorno sobre o seu investimento na plataforma, você consegue ainda identificar o que está dando certo e o que está dando errado na sua estratégia online.

A internet é muito democrática. Ela permite que empresas de diversos tipos, nichos e tamanhos disputem pela atenção do mesmo usuário.

É só ver como funcionam os resultados orgânicos do Google, por exemplo. As buscas não priorizam empresas maiores ou menores, com mais ou menos dinheiro.

Quem se destaca é quem tem conteúdo mais relevante, otimizado para SEO e quem se preocupa com a semântica do texto.

Ou seja, se destacar da média pode até ser complicado, mas é totalmente possível e extremamente necessário perto de toda a concorrência existente na internet.

Mas você não precisa ficar com medo de nenhum concorrente por ser maior, ter mais funcionários, mais tempo no mercado… ou qualquer outra coisa que você acredite que te deixa para trás.

Se a sua empresa tem um site no ar, então você tem em mãos a oportunidade de desbancar qualquer um deles.

Aí é questão de aplicar as estratégias necessárias, dependendo do seu nicho.

Mas fique atento! O que eu estou te falando aqui é possível se você realmente criar um site que encha os olhos do seu público, que seja bem desenvolvido e que conte com uma excelente estratégia.

Existem duas coisas que fazem com que um site permita que você ofereça o melhor atendimento possível aos seus clientes e potenciais clientes:

Agilidade no atendimento 

As informações que o seu cliente precisa ficam disponibilizadas para acesso imediato, seja sobre o processo de vendas ou sobre o seu negócio.

O canal está sempre aberto, online, fácil e rápido.

Quando se trata de informações mais imediatas, como contato, localização, preços e produtos… Está tudo na mão.

E mesmo quando envolve pedidos de informações específicas que não estejam no seu FAQ ou então pedidos de orçamento, o seu público sabe que você vai receber a mensagem e já espera a resposta assim que possível (não deixe nunca de responder, hein?).

Comunicação rápida e direta 

Aqui você tem a chance de receber feedback imediato de milhares de visitantes.

Aproveite a oportunidade para entender o que eles procuram no seu mercado e quais são suas principais necessidades.

Com essas informações, você tem material suficiente para adaptar, inovar e melhorar o serviço oferecido para o seu público.

O fato de você precisar ter um site não quer dizer que automaticamente você vai deixar de lado os seus perfis e páginas nas principais redes sociais em que você provavelmente está hoje.

É justamente o contrário! O site e as redes sociais são dois grandes aliados na missão de divulgar o seu conteúdo e fazer com que a sua marca seja ainda mais conhecida. 

A questão é que os seus seguidores do Facebook, Twitter e Instagram, por exemplo, podem ser direcionados para o espaço que é só seu na internet. 

É lá que você conhece o seu visitante e o convida até o seu espaço.

Por isso, é importante que o layout do seu site e dos seus perfis nas redes estejam alinhados, para que o público perceba que está em um ambiente familiar quando for de uma plataforma a outra. 

Vale lembrar também que o Google é a plataforma de buscas mais acessada do mundo.

Logo, mesmo que o seu negócio já esteja presente nas principais redes sociais, o seu site aumenta e muito suas chances de ser encontrado pelo público.

Um outro tipo de site que te ajuda a alcançar novos possíveis clientes é a página de captura, mais conhecida no mundo digital como landing page.

É através de uma landing page caprichada que você consegue oferecer um material ou conteúdo de valor para o seu público em troca de um contato de sua preferência (normalmente o email).

A partir desse momento, o seu visitante se torna sua lead, uma pessoa interessada no que você tem a oferecer.

Assim, você pode guiá-la até o final do funil e gerar muito mais vendas para sua empresa.

Para que tudo isso aconteça, o Klickpages é o seu melhor aliado! Porque ele é a ferramenta ideal para a criação de landing pages de alta performance.

Veja como é simples fazer a sua:

  • Escolha o modelo: veja opções de alta conversão comprovada por testes.
  • Customize a página: feita a escolha, edite os textos, as cores e as imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.
  • Publique: ao final, publique no próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

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